OBJETIVOS E ATIVIDADES DA ECOSS

O Ecoss tem por objetivo contribuir com a conservação e preservação dos recursos naturais e culturais e manutenção das culturas das populações tradicionais e indígenas.

Tem por atividades promover, sugerir, coordenar ou executar  ações e projetos visando:

         1. Contribuir para , a melhoria do relacionamento da espécie humana com o meio ambinte.

         2. Preservar o meio ambiente  como base de sustentação de toda forma de vida.

 

         3. Estudar  e pesquisar  os recursos naturais e culturais

 

         5. Pesquisar e garantir a sobrevivência das espécies  raras, endêmicas da flora  e da fauna silvestre,  que estão em  perigo ou ameaça de extinção. 

 

         6. Pesquisar e contribuir na conservação as culturas e populações tradicionais e das etnias indígenas.

 

         7. Pesquisar e contribuir  na conservação o patrimônio  pré-histórico, como sítios arqueológicos  e paleontológicos.

 

         8. Estimular, apoiar e divulgar técnicas que estimule a geração de renda familiar nas comunidades tradicionais  e indígenas, apoiadas nos conceitos conservacionistas, métodos de produção e formas de aproveitamentos fundamentais no desenvolvimento sustentado.

 

         9. A educação ambiental e patrimonial que formem cidadãos cientes do valor da preservação do meio ambiente, dos sítios arqueológicos, dos fósseis e da cultura tradicional e indígena.

 

       10. Estabelecer e manter orquidário e viveiro de espécie nativas que promovam uma coleção de espécies vivas e que venham a servir de mudas para reflorestamento da vegetação nativa.

 

        11.Estimular e realizar estudo de impacto ambiental decorrentes das atividades antrópicas, de modo a prevenir a degradação ambiental e cultural em todas as suas manifestações.

 

        12. Realizar turismos educativos, culturais e ecológicos de modo que venha a contribuir  para a valorização e conservação do meio natural e cultural.

 

        13. Estimular e apoiar todas as entidades quer públicas ou privadas que tenham alguma responsabilidade com relação ao meio ambiente e a cultura, para que proporcionem medidas e práticas no sentido do uso racional sustentado dos recursos naturais e da conservação dos sítios arqueológicos e paleontológicos.

 

        14. Promover o intercâmbio com entidades nacionais e internacionais, que visem a educação, pesquisa e a conservação do meio natural e cultural.